domingo, 24 de agosto de 2008

ALERGIA ou INTOLERÂNCIA ?


Uma pergunta freqüente nas aulas de Imunologia é sobre alergia ao leite (de vaca, na maior parte das vezes). Existe alergia ao leite de vaca? A resposta é sim, mas nem todos os casos diagnosticados como alergia são realmente ALERGIAS.
O que chamamos de ALERGIA são as respostas do sistema imune chamadas de SENSIBILIDADE e HIPERSENSIBILIDADE (este último o mais utilizado e apropriado). Existem vários tipos de Hipersensibilidade, mas a mais comum é a do Tipo I, as Hipersensibilidades mediadas por IgE (um anticorpo reconhecido por mastócitos). As anafilaxias e urticária são exemplos clássicos de Hipersensibilidade do Tipo I.
As substâncias que desencadeiam essas alergias possuem o nome de alérgeno (pólen, esporos de fungos, pelo de animais, artrópodes e substâncias encontradas em alimentos). Entre os alérgenos alimentares: LEITE, OVOS e AMENDOIM merecem um destaque maior, já que grande parte das crianças até 3 anos de idade são alérgicas a esses produtos e alimentos preparados que possuam o alérgeno entre os ingredientes.
INTOLERÂNCIA é impossibilidade de um organismo suportar uma determinada substância, independente da resposta imune.
Para elucidar o problema, eis um exemplo:
Se analisarmos o alimento LEITE DE VACA será encontrado em sua composição duas substâncias: LACTOSE (um açúcar) e CASEÍNA (a proteína do leite).
Se uma criança (Alex) entra em contato com o leite de vaca e essa criança produz anticorpos (IgE) contra a caseína, essa criança é considerada alérgica, pois ela é capaz de ter uma reação de Hipersensibilidade a partir de um componente do Leite.
Uma outra criança (Bia) não possui as enzimas necessárias para digerir a lactose. A lactose que não é digerida pelo corpo humano é utilizada pelas bactérias encontradas no intestino de todo ser humano, promovendo o aumento do número dessas bactérias no intestino de Bia.
Os sintomas de Alex e Bia são muito parecidos, mas o diagnóstico dos dois são totalmente diferentes:
Alex possui Alergia ao leite (tem hipersensibilidade à caseína);
Bia possui Intolerância à lactose – ou Intolerância ao leite (é incapaz de digerir lacose).
A parte mais importante disso é que Bia pode ingerir alimentos derivados de leite de vaca que não possuem lactose e Alex não.
Mais dúvidas? Mande um comentário.
Saudações,
Prof. Paulo Rocha Jr.

Aulas 25 de Agosto:

Farmácia 6 período:
http://www.4shared.com/file/60313286/1cea8451/Chocolate2.html

Artigo Fermentação Cacau: http://www.4shared.com/file/60313153/db68b0ca/1477.html

Nutrição 4 período:
http://www.4shared.com/file/60313399/948cc2b6/Elisa2008.html

2 comentários:

Pablo Manriquez disse...

Bom dia Professor Paulo. Essas respostas do sistema imunológico, quanto ao alimento leite, se dao a qualquer quantidade ingerida? Há alguma dose "segura" para que se possa testar um individuo ou apenas fazendo um exame específico para tal constatacao? Desde já, Obrigado! Pablo Manriquez - 4° Período

Prof. MSc. Paulo Rocha disse...

Caro Pablo,

A quantidade e a maneira ministrada do alimento são variáveis. No caso do leite, especificamente, muitas pessoas que possuem alergia ao leite cru não tem alergia se o leite for fervido e/ou processado. Vale lembrar que as proteínas sofrem modificações estruturais quando aquecidas e tratadas com ácidos, como em alguns queijos.
Com relação à quantidade de alérgeno, uma pessoa alérgica a camarão pode beijar uma outra que acabou de comer este crustáceo e ter uma hipersensibilidade.
Existem também, pessoas alérgicas a ovos que podem comer um bolo inteiro (que contenha ovo) e não ter absolutamente nada. As hipersensibilidades variam de acordo com o organismo.
Se tiver mais dúvida, como diz o povo da internet: “Posta aí”.

Saudações,
Prof. Paulo Rocha Jr.